
quinta-feira, 19 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
11a Turma AU UFU
Auditório do Ibirapuera
Com seus 7 mil metros quadrados de área, o auditório do Ibirapuera foi o único entre os principais edifícios do plano original que não havia sido construído. Depois de várias tentativas frustradas, finalmente foi executado, apesar de não seguir o projeto original.
Depois desta...
“Arquitetura Nova”
Gregori Warchavchic, 1928.
Casa Modernista, Warchavchik
Casa Modernista, Warchavchik
Casa Modernista, Warchavchik
SÃO PAULO, guia de arquitetura contemporânea

Casinha de Artigas

Casinha de Artigas
“A casinha é de 1942. Foi um rompimento formal meio grande. A partir dela, foi à primeira vez que fiz e tive coragem de fazer porque era para mim, me libertei inteiramente das formas que vinham vindo. Libertei-me da planta porque a cozinha passou a se integrar na sala. Marcou uma nova fase em todo tratamento volumétrico daquilo que podia se chamar fachada, porque a fachada desapareceu”.
ARTIGAS, João Batista Vilanova. Vilanova Artigas: arquitetos brasileiros. São Paulo, Instituto Lina Bo e P. M. Bardi / Fundação Vilanova Artigas, 1977, p. 36.
Museu Brasileiro da Escultura
Museu Brasileiro da Escultura
Museu Brasileiro da Escultura

Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural São Paulo
Teatro Municipal
Urbanidade
São Paulo em Trajetos
Percepção em alguns pontos da cidade de São Paulo. Alguns não foram visitados durante a visita e vale mostra-los neste vídeo extraído do You Tube.
MASP
MASP
Pinacoteca
Pinacoteca
terça-feira, 17 de março de 2009
Sala São Paulo, Osesp
Estação Júlio Prestes
Edifício Copan
Edifício Copan
Edifício Copan

A caminho do Copan
Praça Victor Civita, antigo incinerador
Praça Victor Civita
Praça Victor Civita
segunda-feira, 16 de março de 2009
Praça Victor Civita
Uma pausa nas fotos. Um pouco de movimento em vídeo extraído do site You Tube, onde são apresentados os problemas e propostas de recuperação da antiga área de incineração, através de parceria entre o Grupo Abril e a Prefeitura de São Paulo.
FAU USP
Das estalactites surge a crítica. Dali só vejo que os únicos vencidos são os vãos! O concreto supre, forma e transforma inúmeras gerações de arquitetos que por ali passam.
E o lance de fazer cantar os pontos de apoio? Os pilares em “V” + “A” – entendam minha fórmula – nos mostram que o sistema de pilar e vigas não é tão somente aquele sistema tão comumente postulado nas escolas de engenharia e arquitetura.
Por fim, ver o edifício bruto envolto por vegetação tão harmoniosa nos mostra o real significado do contraste na arquitetura.
Assinar:
Postagens (Atom)